sexta-feira, 5 de setembro de 2014

A produção de curtas acadêmicos

sexta-feira, 5 de setembro de 2014 - by Vírgula 0

Trabalhar com filmes e documentários exige planejamento, boas ideias e talento. Existem também os projetos acadêmicos, que demandam as mesmas funções, mas desta vez com a orientação de professores, e sem a pressão de agradar ao grande público como nas grandes produções.

Para a elaboração desse trabalho, tudo depende do tamanho do roteiro e dos custos arcados por uma instituição. De acordo com o estudante de Jornalismo, Márcio Kaviski, a regra principal em cinema na faculdade, assim como em qualquer produção, é o trabalho em grupo, com integração entre os diversos setores existentes. “A arte tem que conversar com a fotografia e esta deve estar sincronizada com a edição. Da mesma forma, a direção de atores precisa se entrosar com a produção.



Na questão de roteiro, se o roteirista conseguir criar uma história que prenda o espectador, garantir bons patrocínios e ter visibilidade através de festivais, o sucesso pode acontecer.  Por isso uma equipe interessada e que tenha conhecimento sobre o assunto é tão fundamental, principalmente em um trabalho acadêmico. A maior dificuldade é justamente trabalhar com pessoas que talvez não se interessem tanto pelo assunto, pois uma única pessoa acaba acumulando mais de uma função e isso dificulta no trabalho.      Por isso, muitas vezes o resultado de um projeto pode se mostrar bem longe do esperado ou muito desastroso.
A parte positiva é que, em um curto período de tempo - um curta pode ser realizado por celular e ter 2 minutos ou até ter uma produção maior que dure 30 minutos - pode-se criar muita coisa. Ele pode ter praticamente qualquer forma, mesmo em um contexto estudantil onde já exista uma ideia de projeto ou uma temática definida.

Um trabalho como esse permite uma criatividade muito ampla, desde a escolha de personagens até os ângulos a serem gravados, e aí passa a ser algo extremamente interessante de se produzir, mesmo para aqueles eatudamtes que não costumam se aprofundar em cinema.

Outro desafio para alguns alunos, é produzir algo que lhes agrade - visto que cada um tem um perfil e olhar de direção prórios - mas que também supere as expectativas do professor, já que precisam juntamente ao trabalho uma nota adequada para concluírem seus estudos. De acordo com Kaviski, isso não deve ser muito levado em conta na hora de produzir. " Eu acho que fugir da personalidade do diretor não está ligado a agradar o professor ou não. A questão aqui é atender as propostas que voce buscou fazer. O que eu quero dizer é: o que eu quis fazer ? Consegui? Então minha nota deve ser adequada".

Desta forma, produzir um trabalho de curta ou outro trabalho acadêmico desse tipo proporciona experiências novas e instigadoras, e passa por etapas muito parecidas aos de um trabalho profissional, o que pode levar um estudante a desenvolver um interesse maior pelo cinema, e, possivelmente, desenvolver futuros profissionais da área.



Tags:

0 comentários:

© 2013 Vírgula. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Traduzido por: Template para Blog