A fotografia do filme prende o leitor e é capaz de desfrutar das suas
melhores percepções
Responsável por dar
“vida” ao filme, a fotografia é um dos principais pontos que devem ser
observados e analisados em uma produção, para que o enredo consiga passar a
mensagem desejada ao seu público alvo. É a história sendo contada do ponto de
vista do diretor de fotografia. A
sua importância é tanta, que pode ser considerada responsável pelas sensações
sentidas por seus espectadores e por captar a essência de cada ator em sua
cena.
Um exemplo que pode ser dado quando se trata de fotografia
do filme é “O palhaço", do diretor Selton
Mello, que abusa da fotografia para passar a mensagem desejada. A pouca
iluminação em cenas dramáticas passa ao espectador a melancolia do personagem
principal, bem como as luzes coloridas ilustram a alegria em cenas do circo. Enquanto a fotografia do filme
"Gravidade", vencedor dessa categoria no Oscar, tem um enfoque
completamente diferente, que é dar a sensação de como é a iluminação fora da
órbita terrestre. A iluminação de Emmanuel Lubezki deu destaque à Terra,
paisagem dos astronautas no filme, e brincou com a escuridão do infinito.
O diretor de
fotografia, Ivanir Pereira da Silva, resume seu trabalho em três pontos -
"no filme, cabe ao diretor de fotografia definir os enquadramentos,
escolher as lentes e definir toda parte de iluminação”, e deste modo, contradiz
o que é tratado pela teoria de Inácio Araújo no livro "Cinema – O mundo em
movimento".
O livro deixa claro que apesar de seu
papel fundamental na produção de um filme, os enquadramentos devem e são
escolhidos pelo diretor principal, deixando a parte prática com o diretor de
fotografia. “A atribuição específica do fotógrafo é iluminar a cena, criar a luz
mais adequada aos significados e ao tom geral desejado pelo diretor. Por vezes
ouvimos dizer que o filme tem "uma bonita fotografia". Mas o
enquadramento, nunca devemos esquecer, deve ser escolhido pelo diretor, e não
pelo fotógrafo.", explica o autor em seu livro.
Pereira destaca também a diferença de um
"fotógrafo normal” chamado de “still", que é responsável por captar
algumas cenas do filme para usa-las na divulgação do produto.
De acordo com o fotógrafo Um dos grandes desafios do fotografo dentro de uma produção cinematográfica é extrair por meio das fotos a essência de cada personagem a ser retratado, não se deixando direcionar apenas ao ator em questão. Dessa maneira é preciso analisar qual o momento perfeito para realizar a foto.
De acordo com o fotógrafo Um dos grandes desafios do fotografo dentro de uma produção cinematográfica é extrair por meio das fotos a essência de cada personagem a ser retratado, não se deixando direcionar apenas ao ator em questão. Dessa maneira é preciso analisar qual o momento perfeito para realizar a foto.
Texto: Lucas Prestes
Edição: Renata Nicolli e Ana Beatriz Villas Bôas
Imagens: Reprodução
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