quinta-feira, 13 de março de 2014

Por trás das lentes

quinta-feira, 13 de março de 2014 - by Vírgula 0

A fotografia do filme prende o leitor e é capaz de desfrutar das suas melhores percepções
Responsável por dar “vida” ao filme, a fotografia é um dos principais pontos que devem ser observados e analisados em uma produção, para que o enredo consiga passar a mensagem desejada ao seu público alvo. É a história sendo contada do ponto de vista do diretor de fotografia. A sua importância é tanta, que pode ser considerada responsável pelas sensações sentidas por seus espectadores e por captar a essência de cada ator em sua cena.

         Um exemplo que pode ser dado quando se trata de fotografia do filme é “O palhaço", do diretor Selton Mello, que abusa da fotografia para passar a mensagem desejada. A pouca iluminação em cenas dramáticas passa ao espectador a melancolia do personagem principal, bem como as luzes coloridas ilustram a alegria em cenas do circo. Enquanto a fotografia do filme "Gravidade", vencedor dessa categoria no Oscar, tem um enfoque completamente diferente, que é dar a sensação de como é a iluminação fora da órbita terrestre. A iluminação de Emmanuel Lubezki deu destaque à Terra, paisagem dos astronautas no filme, e brincou com a escuridão do infinito.
O diretor de fotografia, Ivanir Pereira da Silva, resume seu trabalho em três pontos - "no filme, cabe ao diretor de fotografia definir os enquadramentos, escolher as lentes e definir toda parte de iluminação”, e deste modo, contradiz o que é tratado pela teoria de Inácio Araújo no livro "Cinema – O mundo em movimento". 

         O livro deixa claro que apesar de seu papel fundamental na produção de um filme, os enquadramentos devem e são escolhidos pelo diretor principal, deixando a parte prática com o diretor de fotografia. “A atribuição específica do fotógrafo é iluminar a cena, criar a luz mais adequada aos significados e ao tom geral desejado pelo diretor. Por vezes ouvimos dizer que o filme tem "uma bonita fotografia". Mas o enquadramento, nunca devemos esquecer, deve ser escolhido pelo diretor, e não pelo fotógrafo.", explica o autor em seu livro.

         Pereira destaca também a diferença de um "fotógrafo normal” chamado de “still", que é responsável por captar algumas cenas do filme para usa-las na divulgação do produto.
De acordo com o fotógrafo Um dos grandes desafios do fotografo dentro de uma produção cinematográfica é extrair por meio das fotos a essência de cada personagem a ser retratado, não se deixando direcionar apenas ao ator em questão. Dessa maneira é preciso analisar qual o momento perfeito para realizar a foto.
Texto: Lucas Prestes Edição: Renata Nicolli e Ana Beatriz Villas Bôas Imagens: Reprodução

Tags:

0 comentários:

© 2013 Vírgula. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Traduzido por: Template para Blog